quarta-feira, dezembro 07, 2005

Hipocrisia

Seja Crític@, disse a professora de geografia na oitava série,
mas critique aquilo que eu considerar criticável, me disse o mundo.

Não acredite em tudo sem antes questionar, me disse a vida,
mas, por favor, não questione a verdade, me disse o mundo.

Reveja seus conceitos, me disse a propaganda,
os de moda e consumo, me disse o mundo.

Você é lind@ de qualquer jeito,
desde que não engorde, seja branc@ e se vista bem – para não esconder sua “beleza”, me disse o mundo.

Busque a verdade,
mas a minha verdade, me disse o mundo.

Você é um ser humano, me disse a vida,
Exceto pelo fato de ser mulher, me disse o mundo.

Respeite a diversidade, me disse a moral,
mas não tente entendê-la, me disse o mundo.

Tenha uma opinião formada, me disse alguém,
mas se não concordar com a minha, guarde ela para você, porque não quero ser convencido, me disse o mundo.

Você é livre para pensar, me disse @ filósof@,
só para pensar, me disse o mundo.

Você é livre para amar, me disse a novela,
mas apenas uma pessoa, só se for para sempre e acabar em casamento - e automaticamente em uma família. Esse amor, também, só vale se ocorrer entre pessoas de sexos diferentes que estejam dispostas a se tornar uma entidade simbiótica abençoada por Deus.

Você é mulher, me disse a vida,
então você é mãe, me disse o mundo.

Lute pelos seus direitos, me disse @s
esperanços@s,
mas deixe que minha religião legisle e aprove suas atitudes, me disse o mundo.

Ame a vida, me disseram @s “
bo@s”,
a sua, a de seus próximos, as dos fetos de todas as mulheres que tiveram de abortá-los e de ninguém mais, me disse o mundo.

Mude!
os móveis de lugar e a cor do seu cabelo, me disse o mundo.

Mude!
mas não subverta e não desconstrua, me disse o mundo.
Aliás, subverta, disse o mundo, faça uma tatuagem.

Mundo! Vá tomar no cú, disse eu.
Dedico esse desabafo pra Jas e pro Pedro.

Nenhum comentário: